Coord. por: M. Yiossuf Adamgy
A maioria dos muçulmanos que pratica o jejum durante o Ramadão concentra-se nos seus benefícios e recompensas. Ao fazê-lo, é frequente cometer-se erros, que em vez de enriquecerem a nossa experiência e recompensa, a diminuem.
“A recompensa daquele que guia os outros para a prática do bem é semelhante à daquele que o pratica.” (Abu Dawud)
Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum W.W.
A maioria dos muçulmanos que pratica o jejum durante o Ramadão concentra-se nos seus benefícios e recompensas. Ao fazê-lo, é frequente cometer-se erros, que em vez de enriquecerem a nossa experiência e recompensa, a diminuem. Erros que nos podem levar a comercializar o Ramadão, da mesma forma que tantas outras religiões comercializaram os seus dias sagrados. InchaAllah, o que se segue serve como lembrete, em primeiro lugar para mim próprio e depois para todos os muçulmanos. Que Deus (ár. Allah) nos ajude a usar o nosso tempo de forma sábia durante este Ramadão e nos ajude a evitar esses erros. Ámen!
EIS ALGUNS ERROS:
1. Entender o Ramadão como um ritual:
Para muitos de nós, o Ramadão perdeu a sua espiritualidade e tornou-se mais num ritual do que numa forma de Ibaadah. Jejuamos desde a aurora até ao pôr-de-sol como zombies apenas porque todos os outros à nossa volta também o estão a fazer. Esquecemo-nos de que esta é uma época para a purificação dos nossos corações e almas em relação a todos os males… esquecemo-nos de fazer a duá, de suplicar a Allah que nos perdoe e de Lhe pedir que nos salve do Fogo. É certo que nos afastamos da comida e bebida, mas muitas vezes não é muito mais que isso. Embora o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) tenha dito: Jibril disse-me: “Que Allah esfregue o nariz na terra à pessoa cujos pecados não sejam perdoados aquando da vinda do Ramadão, e eu disse “Ámen. E então ele disse: “Que Allah esfregue o nariz na terra à pessoa que viva para ver os seus pais envelhecer (apenas um ou ambos) e que não entre no Paraíso (não os auxiliando’, e eu disse “Ámen. E então ele disse: “Que Allah esfregue o nariz na terra à pessoa em cuja presença sejas mencionado e que não peça bênçãos para ti, e eu disse: “Ámen”. (Tirmidhi, Ahmad e outros. Sahih por al-Albaani).
2. Demasiada importância é dada à comida e bebida:
Para muita gente, a quase totalidade do Ramadão gira em torno da comida. Passam o dia INTEIRO a planear, cozinhar, fazer compras e a pensar apenas em comida, em vez de se concentrarem na Oração (Salaah), no Alcorão e noutros actos de devoção. Só conseguem pensar em COMIDA. A tal ponto que conseguem transformar o mês do “jejum no mês da “abundância. Quando chega a altura da Iftar (quebra de Jejum) as mesas dessas pessoas são um espectáculo digno de se ver, dadas as grandes quantidades e variedade de comida, doces e bebidas. Está a escapar-lhes o verdadeiro objectivo do jejum, e, assim sendo, fomentam a sua ganância e desejos, em vez de aprenderem a controlá-los. É também uma forma de desperdício & extravagância. “… e comam e bebam mas não desperdicem, sendo extravagantes, pois certamente Ele (Allah) não aprecia os Musrifun (aqueles que gastam de forma extravagante).[al-Araaf, 7:31].
3. Passar o dia a cozinhar:
Algumas irmãs (por escolha própria ou forçadas pelos seus maridos) passam o dia TODO a cozinhar. Assim, no final do dia, estão demasiado cansadas até para rezar a oração de Ichaa, já para não falar da Tarawih ou Tahajjud ou mesmo para ler o Alcorão. Este é o mês da misericórdia e do perdão. Por isso, utilizem o lume o necessário e voltem-se para a vossa fé (Imán).
4. Comer demais:
Algumas pessoas comem até quase explodir na hora de Suhur (fecho de Jejum), pois pensam que dessa forma não sentirão fome durante o dia. Outras pessoas comem como se não houvesse amanhã à Iftaar, para compensar a comida que perderam. No entanto, isto é totalmente contrário à Sunnah. A moderação é a chave para todas as coisas. O Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) disse: ‘O filho de Adão não deixa nenhuma vasilha mais vazia do que o seu próprio estômago; pois, para o filho de Adão, umas quantas garfadas são suficientes para se manter de pé. Se tiver de comer, então estipule um terço para a comida, um terço para a bebida e um terço para o ar…’ (Tirmidhi, Ibn Maajah. Sahih por al-Albaani). Comer demasiado distrai o indivíduo relativamente a muitas acções de obediência e devoção, tornando ao seu corpo preguiçoso e ao seu coração negligente. A seguinte pergunta foi feita ao Imame Ahmad: O homem é capaz de encontrar brandura e humildade no seu coração quando está cheio? Ele respondeu: Penso que não.
5. Dormir todo o dia:
Algumas pessoas passam o dia inteiro (ou uma grande parte dele) a dormir, para ‘esquecer o jejum’. É mesmo isto que nos é exigido durante este nobre mês? Está a escapar a estas pessoas o objectivo do jejum, sendo escravas dos seus desejos de conforto e facilitismo. Não ‘suportam’ estar acordados e enfrentar um pouco de fome ou exercer um pouco de auto-controlo. Para uma pessoa que está a jejuar, passar o dia a dormir não é mais do que negligenciar a sua tarefa (ainda que não não possa invalidar o jejum…).
6. Desperdiçar tempo:
O mês do Ramadão é uma período precioso, muito precioso mesmo, a tal ponto que Allah chama a este mês ‘Ayyamum Ma’dudaat’ (um número fixo de dias). Antes de darmos por isso, este mês de misericórdia e perdão chega ao fim. Devemos tentar dedicar o máximo de tempo possível à adoração de Allah, para que possamos usufruir ao máximo desta benção. No entanto, alguns de nós desperdiçam o tempo a jogar jogos de vídeo ou, pior ainda, a ver televisão, filmes, ou mesmo a ouvir música.
7. Jejuar, mas sem abdicar da prática do mal:
Alguns de nós cumprem o jejum, mas não deixam de mentir, praguejar, discutir, dizer mal dos outros, etc. E outros de nós jejuam mas não deixam de enganar, roubar, fazer negócios em haram, comprar bilhetes de lotaria, vender bebidas alcoólicas, praticar a fornicação, etc., bem como toda uma panóplia de coisas interditas, sem se aperceberem de que o objectivo do jejum não é abster-se de comer e beber; é, também, temer a Allah. “Ó crentes! Está-vos prescrito o jejum, tal como foi prescrito a vossos antepassados, para temais a Deus” [al-Baqarah 2:183] O Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) disse: “Allah não precisa que aqueles que não abdicam da mentira, que agem de acordo com ela e são ignorantes, deixem de comer e beber”. (Bukhari):
8. Não praticar a Suhur (Sehri) [Refeição a partir da qual se fecha o jejum]:
O Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: ‘Comam a suhur, pois a suhur é abençoada.'(Bukhaari, Muslim). E ele (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) disse: ‘Aquilo que distingue o nosso jejum do jejum do Povo do Livro é que nós comemos a suhur’. (Muslim)
9. Interromper a Suhur na altura da Imsaak:
Algumas pessoas param de comer a Suhur 10-15 minutos antes da hora da Fajr, para cumprir Imsaak. Shaykh Ibn ‘Uthaymin disse: Este é um tipo de bid’ah (inovação) que não se baseia na Sunnah. Pelo contrário, a Sunnah consiste em fazer o contrário. Allah permite que comamos até ao amanhecer: “e comam e bebam até que a linha branca (luz) da alvorada se distinga claramente da linha negra (a escuridão da noite)” [al-Baqarah 2:187]. E o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: “…comam e bebam até que oiçam o adhan do Ibn Umm Maktoom, pois ele não profere a adhan até que chegue a alvorada”. Esta imsaak que algumas pessoas cumprem é um acrescento àquilo que Allah recomendou e, assim sendo, é falsa. Constitui um extremismo religioso e o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: “Aqueles que caem em extremos estão condenados, aqueles que caem em extremos estão condenados, aqueles que caem em extremos estão condenados.” (Muslim).
10. Não jejuar se não se tiver comido a Suhur:
Algumas pessoas têm demasiado medo de jejuar quando não comeram a Suhur. No entanto, esta é uma forma de cobardia e de devoção ao facilitismo. É assim tão importante que não tenha comido alguns pedaços de comida? Não vai morrer por causa disso. Lembre-se, a obediência a Allah é mais importante que tudo. Afirmar a intenção de jejuar ‘em voz alta’ ou proferir uma determinada duá para começar a jejuar: A intenção é uma acção do coração. Devemos determinar no nosso coração que vamos praticar o jejum no dia seguinte. É tudo o que precisamos. Não nos é prescrito pela Shari’ah que profiramos em voz alta “Pretendo jejuar”, “Vou jejuar amanhã”, nem outras frases que algumas pessoas criaram. Da mesma forma, não existe uma duá específica a ser recitada na altura de começar a jejuar, na Sunnah correcta.
11. Atrasar o término do jejum:
Algumas pessoas esperam até ao final da adhaan, ou até que passem vários minutos desde esse momento, para “não terem dúvidas”. No entanto, a Sunnah consiste em apressar-se para terminar o jejum, o que significa terminar o jejum no momento em que o sol se põe. Aa’ishah (R.A.) afirmou: Isto era aquilo que o Mensageiro de Allah (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) costumava fazer. (Muslim) O Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: “As pessoas vão continuar a agir de forma correcta enquanto se apressarem para terminar o jejum”. (Bukhaari, Muslim). Apesar de a Hadith citada ser extremamente clara, a adhan é proferida 5 minutos depois do pôr-do-sol em muitas Mesquitas. Pode consultar os jornais diariamente e verificar a hora exacta do pôr-do-sol que lá é mencionada. Também pode consultar a Internet e ver por si próprio a hora em que a adhan é proferida). Dê o seu melhor, com base na precisão do seu relógio, calendário, etc. E depois tenha tawakkul (fé) em Allah swt e interrompa o seu jejum exactamente à hora recomendada.
12. Comer continuamente até chegar a hora de Maghrib:
Algumas pessoas põem tanta comida no prato quando interrompem o jejum e continuam a comer, desfrutando de sobremesa, bebendo chá, etc. Ao ponto de deixarem passar a Oração de Maghrib. Isto não é correcto, obviamente. A Sunnah do Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) diz que quando ele interrompia o jejum, comendo algumas tâmaras, apressava-se para a oração. Quando terminar a oração, pode voltar e comer mais.
13. Perder a oportunidade de ouro que é ver a sua Duá (Suplicação) ser aceite:
A suplicação da pessoa que pratica o jejum tem a garantia de ser aceite à hora de interromper o jejum. O Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: “Há três suplicações que nunca são rejeitadas: a suplicação de um pai, a suplicação de alguém que pratica o jejum e a suplicação de um viajante”. (al-Bayhaqi, Sahih por al-Albaani). Em vez de se sentar e de fazer a Duá nesta hora de ouro, algumas pessoas renunciam a esta bela oportunidade, estando demasiado ocupadas a fritar chamuças, a falar, fazer comida, a encher os seus pratos e copos, etc. Pense nisso… Será a comida mais importante do que ver os seus pecados perdoados e do que a concretização das suas Súplicas (Duás)?
14. Praticar o jejum sem rezar:
O jejum daquele que não pratica a Salat (Oração) (poderá)NÃO SER ACEITE. É assim porque não fazer a oração constitui kufr, uma vez que o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) afirmou: “Entre um homem e a shirk e kufr está a acção de deixar de orar”. (Muslim). Com efeito, NENHUMA das suas boas acções poderão ser aceite; todas poderão ser anuladas. “As boas acções poderão ser anuladas àquele que não rezar (a oração de) Asr”. (Bukhari).
15. Jejuar e não envergar o Hijab:
Não envergar o Hijab é um pecado grave, pois trate-se de uma obrigação para as mulheres. (Consultar a Surah Nur e a Surah Ahzaab). Logo, jejuar e não envergar a hijab retira sem dúvida uma enorme parte das recompensas do jejum, ainda que não as invalide.
16. Não praticar o jejum por causa de exames ou trabalho:
Os exames e o trabalho NÃO são desculpas aceites pela Shariah para não se jejuar. Pode fazer o seu estudo e revisão à noite, se se tornar muito difícil fazê-los de dia. Lembre-se igualmente que, se cumprir a sua obrigação de jejuar, mesmo quando tem de estudar, Allah tornar-lhe-á as coisas mais fáceis e ajudá-lo-á em tudo o que faça. “Àquele que teme a Allah, Ele irá apontar-lhe um caminho e beneficiá-lo-á sem que ele o espere. Allah é suficiente para aquele que n’Ele confie”. (Surah at-Talaaq 2-3).
17. Associar o jejum a uma dieta:
NÃO pratique o jejum com a intenção de fazer dieta. Este é um dos maiores erros que alguns de nós cometem (especialmente as irmãs). O jejum é um acto de devoção que apenas pode ser levado a cabo em louvor a Allah. De outra forma, associá-lo à intenção de fazer dieta pode constituir uma Shirk (menor).
18. Rezar APENAS na noite do dia 27:
Algumas pessoas rezam APENAS no dia 27 para procurar Lailat ul-Qadr, negligenciando todas as noites ímpares, embora o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) tenha dito: “Procura Lailat ul-Qadr nas noites ímpares das últimas dez noites do Ramadão” (Bukhaari, Muslim).
19. Desperdiçar a parte final do Ramadão a preparar a Eid:
Certas pessoas passam a totalidade dos últimos 10 dias do Ramadão a preparar a Eid, a fazer compras e a visitar centros comerciais, etc., negligenciando Ibadah e Lailatul Qadr, ainda que o Profeta (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) tivesse o hábito de se empenhar ao máximo durante os últimos dez dias do Ramadão na devoção (Ahmad, Muslim) e não a fazer compras. Deve-se aproveitar ao máximo o tempo do Ramadão. Aa’ishah (R.A.) afirmou: “Quando começavam as (últimas) dez noites, o Mensageiro de Allah (Sal Allaahu Alaiyhi wa Sallam) costumava apertar o cinto (ou seja, esforçava-se ainda mais na devoção ou abstinha-se de intimidades com as suas esposas), ficava acordado durante a noite e acordava a família”. (Bukhaari e Muslim).
20. Festas de Iftar
Embora o hábito de nos convidarmos uns aos outros para interromper o jejum seja algo positivo e encorajado, algumas pessoas caem no extremo de esbanjar em festas de iftar onde, muitas vezes, têm lugar todo o tipo de desobediências a Allah, desde namoriscar, mistura de sexos e mulheres sem hijab até ao exibicionismo, extravagância e negligência para com a Salaah e a Tarawih. Alguns até recorrem à música e dança. Não é tarde para corrigir os nossos erros e fazer o bem em veneração de Allah.
[Alcorão,15:49]: “Informa os Meus servos de que sou Clemente, o Mais Misericordioso”.
Uma Bela Duá (Súplica):
“Ó Allah, faz com que o meu amor por Ti seja para mim a coisa mais querida, e que o temor a Ti seja aquilo que mais temo; Retira de mim todas as desejos nefastos mundanos, impregnando em mim a paixão para Te encontrar. E quando concederes às pessoas do mundo os prazeres do Teu mundo, faz com que a calma para os meus olhos (prazer) seja a devoção a Ti. Meu Senhor! Cometi um grande pecado contra a minha alma, e ninguém perdoa os pecados senão Tu. Então perdoa-me e tem misericórdia de mim. Na verdade, Tu és, com frequência, Clemente e Misericordioso.” Ámen.
Ramadan Mubarak.
Wassalam.