Descrição
Faṭimah bint Muḥammad (em árabe: فاطمة بنت محمد) foi uma das filhas de Muhammad (s.a.w. = p.e.c.e.), Profeta do Islão, e da sua primeira esposa, Khadija (r.a.). Era casada com Ali ibn Abi Talib (r.a.) [primo do Profeta e o quarto califa, para os sunitas].
Fatimah (r.a.) nasceu em Meca, por volta do ano 604 e foi o quinto filho de Muhammad (s.a.w.) e Khadija (r.a.).
Depois da Peregrinação do Adeus, …um dia, ele chamou a Fatimah (r.a.). Quando ela chegou, ele a beijou e sussurrou algumas palavras no seu ouvido. Ela chorou. De novo, ele sussurou no seu ouvido e ela sorriu. Aisha (r.a.) viu e perguntou:
“Tu choraste e sorriste ao mesmo tempo, Fatimah. O que é que o Mensageiro de Deus te disse?” Ela respondeu:
“Primeiro, ele disse-me que irá se encontrar com o seu Senhor daqui a pouco, e eu chorei. Depois, ele disse: ‘Não chores, porque tu serás a primeira da minha casa a se juntar a mim’, e eu sorri.”
Não demorou muito e o nobre Profeta (s.a.w.) faleceu. Fatimah (r.a.) ficou muito abalada e, muitas vezes, ela foi vista chorando profusamente. Um dos companheiros disse que nunca mais viu Fatimah a sorrir, depois da morte de seu pai.
Uma manhã, no início do mês de Ramadão, um pouco menos de 5 meses depois da morte do pai, Fatimah (r.a.) acordou parecendo muito feliz e cheia de alegria. Na tarde desse dia, conta-se que ela chamou Salma bint Umays, que cuidava dela, e pediu para se banhar. Depois vestiu roupas novas e se perfumou. Em seguida pediu a Salma que levasse a sua cama para o quintal da Casa. Com o rosto voltado para o céu, ela pediu que chamasse o marido Ali (r.a.). Este se surpreendeu quando viu a cama no meio do quintal e perguntou a ela o que havia de errado. Ela sorriu e disse: “Tenho um encontro hoje com o Mensageiro de Deus”.
Ali (r.a.) chorou e ela tentou consolá-lo. Ela disse-lhe para cuidar dos filhos al-Hassan e al-Hussayn e pediu para ser enterrada sem cerimónias. Olhou para cima mais uma vez e, então, fechou os olhos e entregou a sua alma ao Criador Todo-Poderoso.