Descrição
A sua raiz é a cobiça e praticar boas acções com o objectivo de exibicionismo. A cura que se apre-senta para esta doença [a ostentação] é a mesma que se aconselha [para a cobiça].
Por isso, arregaçai as mangas se pretendeis começar a curar aquilo que é a raiz de todas estas doenças e aquilo que as faz agravar.
O pior tipo de ostentação é aquele que tem como consequência um pecado, como o é o exibicio-nismo pretensioso da virtude de ficar, por exem-plo, por mera ostentação, com a guarda e os bens de um órfão.
O segundo pior tipo de ostentação é aquela que é feita para conseguir um bem mundano, usando-se as boas acções como um meio para o atingir.
O terceiro e último tipo de ostentação é aquela que é motivada pelo medo do olhar de desdém dos outros.
A cura para a ostentação é feita através do reco-nhecimento de que mesmo que toda a criação unisse esforços no sentido de nos beneficiar, ou, pelo contrário, prejudicar, esses esforços seriam inglórios se não fosse esse o Seu desejo. Com efei-to, apenas Ele (Deus) tem poder sobre as recom- recompensas [pelas nossas acções] em ambos os mundos. E Ele é o Todo-Poderoso.