Posted on

Mensagem de Al Furqán por ocasião da celebração do Nascimento do Profeta Muhammad (s.a.w.)

Al Furqán

Os muçulmanos comemoram, hoje, 15 de Fevereiro de 2011 / 12 de Rabi-al-Awwal de 1342, o Maulid Nabi, ou seja o nascimento do Profeta Muhammad (Maomé), a paz e as bênçãos de Deus estejam com ele.

Prezados Irmãos,
Assalamu Alaikum:

Esta comemoração é, actualmente, seguida pela maioria das Comunidades Muçulmanas do Mundo como uma forma de recordar quem trouxe a última Mensagem Divina e cultivou o ser humano a melhorar a sua vida e o seu carácter.

É certo que ainda há alguns grupos muçulmanos que não comemoram este evento, considerando-o alheio à Sunna do Profeta (s.a.w.), por este não ter celebrado o seu próprio nascimento, argumento que resulta insuficiente para a maioria dos muçulmanos que constitui, actualmente, a Ummah e que considera o Maulid Nabi como um dia especial que nos perpetua com a baraka de Muhammad (s.a.w.).

Evidentemente que os grupos que não comemoram este evento, consideram-no uma bi´dat, ou seja uma inovação inadmissível, e criticam sobretudo as práticas das confrarias sufitas que levam a cabo, durante esta comemoração, nomeadamente a prática de zikr, recitação de poemas, cassidas, na’tes em louvor ao Profeta Muhammad (s.a.w.).

Allamah Suyuti, grande erudito islâmico do séc. XVI, depois de analisar a história da celebração de Maulid Nabi, chegou a conclusão de que se trata de uma bi´dat hássana (uma inovação saudável, acertada e necessária) e, como tal, lícita.

E a verdade é que se trata de uma comemoração grandemente praticada não só em todos os países islâmicos mas, também, em todo o mundo onde haja muçulmanos, por ser uma ocasião para recordar, compartilhar e passar à nova geração o melhor que há da tradição profética, o amor em relação ao Profeta Muhammad (s.a.w.) e em relação a todos os Profetas anteriores (a.s.).

A Al Furqán felicita todos os muçulmanos e muçulmanas da Ummah neste dia tão querido para nós, e, também, a todos os seres humanos deste Universo para que a sua misericórdia alcance a todos.

Wassalam.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.