Fonte: Reuters / EP
Era considerado como uma figura relativamente liberal em questões como os direitos da mulher
O Sheikh Muhammad Sayed Tantawi, Grão Imame da Mesquita de Al Azhar, uma das mais influentes Instituições Islâmicas Sunitas do Mundo, faleceu a 10 de Março de 2010, aos 81 anos de idade, devido a um ataque cardíaco sofrido durante uma visita a Arábia Saudita.
Abdul el Nagar, assessor de Tantawi, declarou à cadeia da Televisão Egípcia Nilo que a morte foi uma surpresa, porque antes de sair para a Arábia Saudita, a sua saúde era “excelente”.
Por sua vez, um membro do gabinete de Tantawi, Ashraf Hassan, informou que o Imame adjunto de Al Hazar, Mohamed Wasel, assumirá temporariamente o cargo que o falecido deixou vago até que o Presidente Egípcio, Hosni Mubarak, designe o seu sucessor.
A Mesquita de Al Azhar, um dos mais importantes Centros de Ensino Islâmico Sunita em todo o Mundo Muçulmano, dispõe de Escolas, de uma Universidade (a mais antiga do planeta, fundada no século X) e de outras Instituições Educativas em todo o Egipto, cujos fundos procedem fundamentalmente do Estado.
Tantawi fora designado para o cargo por Mubarak em 1967 e, desde então, fora considerado como figura relativamente liberal em questões delicadas como os direitos da mulher, embora tenha recebido muitas críticas pela sua submissão às posturas do Governo.
Durante o tempo que exerceu o cargo, havia-se oposto abertamente à circuncisão feminina e ao “niqab”, o véu que cobre totalmente o rosto, ao ponto de, no ano passado, inclusive ter emitido um ‘fatwa’ (édito islâmico), pela qual se proibia o ‘niqab’ em todas as escolas femininas dependentes de Al Azhar.
Autor prolífico de numerosas obras sobre a exegese do Alcorão, o Cheikh Muhammad Sayyed Tantawi será sepultado em Medina, na Arábia Saudita.