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Exemplos de Tapetes

Tapete 1 – Os pequenos e delicados dedos das crianças, são os melhores para fazer tapetes, visto que conseguem fazer nós mais apertados. Estas duas raparigas, estão a utilizar um tear de peças duas peças verticais e duas transversais, a que estão atadas aos da teia.

Tapete 2 – Tapete do Séc. XIX, de yarkand, ou Khotan, na bacia do tarim, no Turquestão Chinês, mede 234 cm x 120 cm, o desenho de ramos e romãs é sublime, com um bordo de rosetas suásticas. A suástica, que as civilizações Asiáticas, desde o Egeu até à China utilizaram desde 5000 anos, é um dos símbolos mais vulgares encontrados no tapetes Islâmicos.

Tapete 3 – Alforge sumak, tapete do Cáucaso, as cores azul-celeste, vermelho vivo e creme são típicas desta região.

Tapete 4 – Manta Turcomana que se coloca sobre o camelo-guia para afastar os maus espíritos.

Tapete 5 – Bidzhov, com 204 cm x 125 cm, um tapete do Cáucaso, ilustra os desenhos geométricos típicos da região.

Tapete 6 – Tapete de Oração Turco, de seda, do Séc.XIX, com o tipo de nós Ghiordes, mede 165 cm x 118 cm.

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Introdução

A Arte de tecelar tapetes sempre foi um hábito nómada, no entanto foi “adoptada” pelos Povos sedentários Muçulmanos, como também pelos não Muçulmanos.
A necessidade dos Nómadas fez com que eles “inventassem” artefactos para preencher as suas necessidades, um bom exemplo é os tapetes…

Esta arte no povo Nómada, sempre foi associada ás mulheres: as mulheres fiam e tecem formas de tapetes em lã dos rebanhos de ovelhas que os homens cuidam, e encontram tintas naturais nas plantas e insectos e no meio que as rodeiam, o produto final é essencial para quem vive em tendas…
No entanto os tapetes para os Povos Sedentários foram e são utilizados para fins diferentes: cobrir áreas sagradas dos Santuários e Mesquitas, decoração, exibir as riquezas e no passado para mostrar o bom gosto dos mercadores e Príncipes.

Exemplos de nós

Ghiordes                    Persa                   Sumak                   Kelim

A diferença que existe entre a vida Sedentária e a Nómada, de forma alguma reflecte-se nos padrões criados, porque qualquer um deles era e é extremamente rico e variado, das formas estilizadas aos desenhos geométricos até aos tapetes produzidos para a Oração, e às composições quase que “reais” de seres vivos tais como: humanos, animais e flores.

Os principais focos de produção de tapetes no Mundo Islâmico são: Irão, Sul da Ásia, Turquia, Cáucaso e a Ásia Central.

O Irão manteve a tradição artesanal das suas tribos Nómadas, como por ex: Qashqai, Lur e Bakhtiari. O mais alto nível artístico foi conservado representado autênticas “peças teatrais” de caça, vasos e jardins, de princípios do período Sefévida, altura em que os melhores pintores da Realeza tiveram um papel crucial no desenho.

As condições climatéricas do Sul da Ásia não deu azo para que se “cultivasse” a Arte de fazer tapetes, como nas terras secas e altas do Irão e da Ásia Central, os Mongóis ao invadirem este território, não encontraram qualquer tradição desta Arte. Akbar, (Imperador Mongol) não se conformou com este facto e para que a grandeza Mongol não fosse relegada para segundo plano em prol para os Sefévidas, mandou vir 200 Artesãos Iranianos e “impôs” a Arte de fazer tapetes em Lahore (Actualmente, uma Cidade Paquistanesa). Tal como os pintores vindos do Irão para os estúdios de Fatehpur Sikri (Actualmente, uma Cidade Indiana), rapidamente assimilaram os estilos artísticos indígenas.

Os tapete Turcos “transpiram” a austeridade e os Ideais Religiosos do Império Otomano, o espírito de Cruzada está quase sempre presente. No entanto no Séc. XVIII tenham começado a surgir padrões com flores estilizadas, especialmente túlipas, muito por “culpa” de influências Europeias. Os tapetes mais exuberantes foram os de Uskak e os de Ghiordes , a excelência em tapetes para Oração, em que os bordos representam os sete jardins do Paraíso.

Os tapetes do Cáucaso são únicos, os seus desenhos quase sempre geométricos, são o reflexo das suas gentes de variadas línguas e tradições diferentes.

A Ásia Central, foi influenciada pela China, sendo os mais famosos os de Bhukara e Samarkand.

 

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Palácio de Alhambra

O maravilhoso Palácio de Alhambra, situado numa encosta em Granada, é o Palácio da Andaluzia mais bem conservado. Embora tivesse sido começado em 1230, só dois séculos depois ficou concluído.

Por cima da janela de arcos do quarto da Rainha (à sua esquerda), folhas de estuque estilizadas entrelaçam-se com caracteres Muçulmanos. No pátio dos Leões (à sua direita), colunas rodeiam uma fonte guardada por leões.

  

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A Mesquita de Córdova

Durante os trinta e três anos do seu Reinado, Abd-Al-Rehman fez de Córdova a sua Capital. Em 785, planeou a construção da Mesquita, que se tornou (dois séculos mais tarde e com várias implicações) uma das obra-primas da arquitectura Islâmica clássica.

Na sua primeira versão, este edifício quadrado de 70 metros de lado (que abrange cerca de 500 metros quadrados) era constituído por um átrio oblongo (segundo a tradição Islâmica), antecedido por um pátio, também mais largo do que comprido. A sala hipóstila tinha onze naves com arcadas perpendiculares ao Qibla (lugar para onde os muçulmanos se viram quando fazem as oracões). O espaço divide-se em doze vãos assentes em 110 colunas, provenientes de edifícios visigóticos ou de outros mais antigos. Tal como em Damasco, a reutilização de materiais de construção ajudou a ditar a edificação desta Mesquita, na qual as colunas de mármore e os capitéis foram recuperados de antigas cidades devastadas durante as grandes invasões. A fachada do pátio, sustentada por pilares maciços, abria-se em vãos, permitindo que a luz entrasse na sala de Oração, coberta por um tecto de madeira.

Nos reinados de Hisahm (788-796) e de Al-Hakam (796-822), a Mesquita de Córdova não sofreu alterações. Só com a chegada do Amir Abd Al-Rehman II (822-852) é que as primeiras obras de ampliação fizeram subir para 200 o número de colunas da sala hipóstila. Durante o período de construção, entre 832 e 848, a superfície duplicou e o Qibla foi deslocado para Sudeste, pois o edifício tinha de estar virado para Kaaba, mas o número de naves não se alterou.

Oitenta anos depois, Abd Al-Rehman III (912-961), que se autoproclamou Califa em 929, levou a cabo uma segunda ronda de ampliações. Mandou ampliar o átrio para Sudeste e colocar um minarete quadrado, com 34 metros de altura, no extremo do pátio. Alguns anos depois, Al-Hakam (961-976) fez outras alterações, conferindo ao monumento o seu aspecto definitivo. O recinto de Oração deixou de ser oblongo para se projectar no sentido do comprimento, ainda com 79 metros de largura, mas com 115 metros de comprimento e 320 colunas.

Estes trinta e dois vãos e o “mihrab” (lugar de onde o se profere as palestras), em forma de sala octogonal antecedida por três cúpulas com abóbodas de nervuras intersectadas, que por sua vez eram bordejadas por arcadas multilobadas, devolveram à Mesquita de Córdova o seu aspecto original.

Decoração Sumptuosa e Exuberante

A decoração da Mesquita de Córdova foi obra do Califa Al-Hakam II, sobretudo na zona do Mihrab e do maqsura que o rodeavam. Em muitos aspectos, a decoração deste recinto de Oração arrastou as tradições de jerusalém e de Damasco; há uma continuidade que é visível no estilo Omíada. No entatno, importa recordar que 150 anos separaram as duas criacões do Próximo Oriente e a obra Andaluza na sua versão final.