Descrição
O desconhecimento do Islão que predomina no Ocidente contém muitas arestas e preconceitos, e um deles é referido ao respeito e veneração que os muçulmanos sentem pelas personagens de Jesus e sua mãe Maria, paz esteja com eles. Cremos que trazer luz sobre este ponto, mostrar como o Islão concebe o Messias Jesus, permitirá ao leitor cristão superar mui antigos preconceitos e compreender quão próximo estão os muçulmanos de sua fé. Desde logo há diferenças, como se verá, entre a imagem que muçulmanos e cristãos têm de Jesus e Maria, mas estas discrepâncias não representam a essência da Mensagem do Messias, e correspondem mais às opiniões que os homens promulgaram como dogmas, ao longo dos séculos.
Não há dúvida de que, de todas as religiões que existem no mundo, é no Catolicismo e no Islão, onde a Virgem Maria é venerada com maior esplendor.
A diversidade de religiões não deve levar à separação e à hostilidade entre os seres humanos, nem entre os Livros revelados, nem entre os Profetas. Todas as crenças encerram em si a mesma sabedoria: a sua essência é o amor e o temor a Deus, assim como a tolerância.