Posted on

A hajj (peregrinação a Meca)

A Hajj é um faridah (dever obrigatório), um dos pilares do Islão. A prova (dalil) disto é o ayah em cima mencionado, havendo também provas na Sunnah, que indica a mesma coisa. Ibn ‘Umar (que Allah esteja satisfeito com ambos) disse: o Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse: “O Islão assenta em cinco pilares: testemunhar que não há outra divindade senão Allah e que Muhamamad é o Mensageiro de Allah, praticar a oração regular, jejuar no mês do Ramadão, pagar a Zakah, e fazer a Hajj.” (Narrado por al-Bukhaari, 8; Muslim, 16).

Assim que houver possibilidades a Hajj deve ser feita imediatamente. A prova disto é o ayah em cima mencionado. Isto (fazer coisas imediatamente) é o princípio orientador respeitante às ordens da Chari’ah. A prova na Sunnah que isto indica é a que se segue:

Abu Hurayrah (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: O Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) proferiu um sermão (Khutbah) e disse: “Ó Povo, Allah ordenou-vos a Hajj, por isso, fazei a Hajj.” (Narrado por Muçlim, 1337).

Ibn ‘Abbaas (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: “O Mensageiro de Allah (que a paz e as benções de Allah estejam com ele) disse”: “Quem quer que deseje fazer a Hajj, que se apresse a fazê-la, porque pode cair doente ou podem surgir alguns outros problemas.” (Narrado por Abu Dawood, 1732, sem a frase “porque pode…” também narrado por Ibn Maajah, 2883 e Ahmad, 1836).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.