in Revista Islâmica Portuguesa Al Furqán, nº. 183, de Setembro/Outubro.2011
O tempo mostra os limites para a oração. A hora faz com que a oração seja obrigatória e é um dos requisitos da oração.
Allah, disse no Alcorão (ár. Al Qur’an): Salat (Oração), para os fiéis, é uma receita determinada para deter-minados momentos.
O Profeta (paz e bênção estejam com ele) disse as horas de cinco orações diárias em mais de um Hadith. Ibn Abbas narrou que o Profeta (paz esteja com ele) disse: “Jibril (Gabriel) dirigiu-me as orações na Casa (de Allah) em dois (dias). Mencionou as horas de oração e, em seguida, ele disse: “Então virou-se Jibril para mim e disse: ‘Ó Muhammad, estas são as horas de oração dos Profetas antes de si e as suas horas de oração são entre estes dois extremos [que lhes mostrou o Profeta (paz esteja com ele)].” – Abu Dawud.
“Há cinco orações que Allah prescreveu para os seres humanos”. Que as cumpra segundo o pedido por Allah e sem faltar a nenhuma tem a promessa de Allah de entrar nos Seus Jardins. “Quem não cumpre não tem qualquer promessa de Allah: se quiser atormentá-lo-á e se quiser, deixá-lo-á entrar no Seu Jardim “.
“Salat (Oração) é a coluna do Islão, quem o abandone destrói a Din (Religião)”.
Momento da oração de Maghrib: A hora em que começa o Maghrib é quando o sol se põe. Acaba o tempo prescrito quando se começa a ver muitas estrelas no meio da noite, e quando elas formam grupos de estrelas. Seu tempo final é quando o crepúsculo terminar, no entanto, não é apropriado atrasar a oração de Maghrib até este momento.
Momento da oração de Ishá: A melhor altura para a oração de Ishá é depois de anoitecer e acaba o seu tempo à meia-noite.
Momento da oração de Fajr: O mais cedo que se pode orar a oração de Fajr é no segundo (o verdadeiro) alvorecer e o tempo de rezar ter-mina com o nascer do sol.
Momento da oração de Zhuhr: Inicia-se quando o sol está mais alto. A hora em que termina a oração de Zhuhr é quando a sombra de algo tem o mesmo comprimento que a coisa que a origina.
Momento da oração de ‘Asr: Inicia-se quando a sombra de algo é igual ao seu comprimento, mesmo quando acaba a hora do Zhuhr. O melhor momento para orar é quando a sombra de algo é duas vezes o seu tamanho real. No entanto, se necessário, pode atrasar-se a oração de ‘Asr até um pouco antes do pôr-do-sol.
Combinar as orações: Muitos especialistas recomendam para não combinar orações, a menos que haja uma clara necessidade de fazê-lo porque o Profeta (paz esteja com ele) não combinou as suas orações mais do que num pequeno número de ocasiões. Tudo o que permite reduzir orações permite combinar orações. No entanto, nem tudo o que leva a combinar as orações significa que pode encurtar as orações.
É melhor para uma pessoa fazer o que é melhor para ele no que se refere a juntar as orações. O objectivo de combinar ou juntar as orações é tornar a matéria mais fácil ou simples para uma pessoa. Se os dois casos são os mesmos (com relação a assuntos de ser mais fácil para a pessoa), então é melhor combinar as orações noutro momento mais tarde. Se uma pessoa se estabelece num lugar, a sunnah é rezar cada oração no seu horário correto.
O melhor momento: Numa ocasião, alguns muçulmanos perguntaram ao Profeta (s.a.w.): “Qual é o melhor evento que pode realizar uma pessoa?” E ele (s.a.w.) respondeu: “A Salat na hora certa”. E disse: “quem perseverar na implementação de cinco orações para monitorar rigorosamente as abluções que precede, verá – quando estiver com Allah – que são a luz que envolve e protege, e será um argumento em favor no Dia da Ressurreição; e quem negligenciar irá aparecer entre o Faraó e o Hamán (aqueles que estão privados de tudo de Allah).”
E ainda disse: “a chave para o Jardim de Allah é a Salat”; e “a primeira coisa que Allah tem em conta é a Salat de cada um de vós”.