Calendário Islâmico:
As práticas islâmicas são baseadas no Calendário Lunar. Contudo, os Muçulmanos, também usam o Calendário Gregoriano. Daí, que, o Calendário Islâmico inclui ambas as eras: a Gregoriana e a Hegiriana.
Celebrações festivas (EID):
Os Muçulmanos têm duas celebrações, nomeadamente EID-UL-FITRE, a celebração do fim do Ramadão, e EID-UL-ADHA, a celebração do fim da Perigrinação a Meca, em memória do sacrifício realizado pelo Profeta Abraão relacionado com o seu filho primogénito Ismael.
Regime Alimentar:
O Islão permite aos Muçulmanos que comam de tudo que seja bom para a saúde. Restringe certos géneros alimentares tais como a carne de porco e seus derivados, bebidas alcoólicas, e qualquer narcótico, droga ou intoxicante.
Lugar de Adoração:
O lugar de adoração é denominado de Mesquita ou “Maçjid”. Há três Lugares Sagrados de adoração especial para os Muçulmanos em todo o mundo. São eles:
- A Mesquita da Kaaba em Meca (Makkah)
- A Mesquita do Profeta Muhammad (p.e.c.e.) em Medina
- A Mesquita Aqsa, em Jerusalém
Mas, o Muçulmano pode rezar em qualquer parte do mundo, quer seja numa Mesquita, em casa, no escritório, ou em qualquer sítio limpo. Todo o mundo é lugar de adoração. É preferível que os Muçulmanos orem em congregação, contudo, ele ou ela, pode fazer a oração, individualmente, em qualquer parte.
O Dia Sagrado:
O dia sagrado dos Muçulmanos é a sexta-feira (jummâ). O Profeta Adão foi enviado ao mundo numa sexta-feira, o Profeta Moisés atravessou o rio Nilo numa sexta-feira:… e, acredita-se que o Dia do Julgamento Final terá lugar a uma sexta-feira.
Os Muçulmanos juntam-se todas as sextas-feiras nas Mesquitas, depois do meio dis, para a oração congregacional de “jummâ” . O Imame (dirigente do culto islâmico) faz o sermão (Khutba) e dirige a oração congregacional.
Distribuição dos Muçulmanos em Portugal:
Há, aproximadamente, quinze mil muçulmanos em Portugal Continental, e estão distribuidos pelas cidades de Lisboa, Loures, Vila Franca de Xira, Coimbra, Porto, Almada, Portimão e Faro; em Portugal Insular, Açores e Madeira, há relativamente poucos.
Os Muçulmanos estabeleceram em Portugal instituições académicas, centros e organizações islâmicas, escolas e lugares de culto. Vivem, em paz e harmonia, entre eles, e entre outros grupos de pessoas na sociedade portuguesa. A taxa de criminalidade e de suicídio entre os Muçulmanos é miníma. Estão integrados em vários campos, tais como por exemplo: o Comércio, na Indústria, na Cultura, na Medicina, no Ensino, no Exército, etc…
Contribuição Islâmica Para a Humanidade:
Nos primórdios da era Islâmica, os Muçulmanos foram pioneiros em Medicina, Química, Física, Alquimia, Matemática, Geografia, Astronomia, Artes, Poesia e etc… Eles contribuiram para a Renascença da Europa e para a Civilização do Mundo.