Posted on

Termos Pouco é Termos Tudo

Coord. por: M. Yiossuf Adamgy

Eis alguns comentários de Sayyidi al-Habib `Umar bin Hafiz (que Allah o preserve) [1] compartilhados por Ustadh Amin Buxton, sobre o hadith do Mensageiro de Allah (que a Paz e as Bênçãos estejam com ele), e que diz o seguinte:

‘Se um de vós despertar num corpo são, num estado de segurança, tendo os seus mantimentos para o dia, é como se possuísse o mundo inteiro e tudo o que este contém.’ [2]

Esta é uma mensagem que provém dos ensinamentos daquilo que não se expressa seguindo as suas paixões. Se aceitardes esta mensagem, preservar-vos-eis de muitas dificuldades que afectam as pessoas deste mundo. Aqueles que não aceitam tais verdades, vivem a sua existência prisioneira das suas ilusões. Iblis e os seus aliados entre os humanos e os jinn esforçam-se em levar a humanidade a rivalizar quanto à acumulação de pertences materiais, sendo que, por conseguinte, muitas corrupções se difundem.

‘Se um de vós acordar com um corpo são’ – os elogios são para Allah, todos temos um corpo são. Allah gratifica-nos com saúde contínua e bem-estar.

‘E num estado de segurança’ – de dia como de noite, vamos de um lugar para outro com segurança. De onde provém esta segurança?

‘Tendo os seus mantimentos para o dia’ – quem, de vós, não possui nenhuns mantimentos? Quem, de vós, aperta o estômago por causa da fome, incapaz de encontrar nem que seja uma tâmara para comer? Uma grande riqueza o excedente quanto às necessidades do dia nada mais fará do que prejudicar aqueles que a possuem, porque terão que dar conta dela nesta vida e na outra.

Costumavam dizer: ‘Se tudo o que de-sejas deste mundo é aquilo que é suficiente para ti, então, bastar-te-á uma pequena quantidade. Mas se desejas mais do que o suficiente, então, não te bastará tudo aquilo que o mundo contém’.

E conforme salienta o hadith (quanto ao significado): ‘Se o filho de Adão tivesse tido uma bacia de ouro, teria desejado outra, e se tivesse outra, então, teria desejado outra ainda. A única coisa que encherá o seu estômago (que o saciará) é a terra; e Allah aceita o arrependimento daquele que volta para Ele’. [3]

Esta é uma das realidades que evocou o Melhor da Criação (que a Paz e as Bênçãos de Allah estejam com ele): ‘Se um de vós acordar com um corpo são, num estado de segurança, tendo os seus mantimentos para o dia, é como se possuísse o mundo inteiro e tudo o que este contém’.

Disse a verdade: os seus companheiros eram os reis desta vida e da outra, possa Allah estar satisfeito com todos, e muitas vezes eles nem possuíam mantimentos para o dia.

[1] Aula de Ihya’ `Ulum al-Din, Dar al-Mus-tafa, Dhu’l-Qa`dah de 1432 / Outubro de 2011.
[2] Relatado por al-Tirmidhi e Ibn Majah.
[3] Relatado por Ahmad y al-Bayhaqi;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.